25/09/07

Linguine al nero di seppia com gambas e alho francês

Há quase 10 anos que este prato faz parte do meu receituário. É muito saboroso e, sobretudo, original, pelo acompanhamento (massa de tinta de choco) e por fugir à corriqueira massa com molho de natas (que por acaso, também gosto muito). Aprendi esta receita num curso da Cozinhomania, ministrado pela Maria Paola, do restaurante Casa Nostra. Espero que ela me perdoe esta ousadia, sobretudo por que, como dizem os italianos “traduttore, traditore”... num sentido mais lato, quem interpreta o que quer que seja, acaba por acrescentar algo de seu...como reinventar não me parece nada mal, eis a receita:

Ingredientes para 5 a 6 pessoas:

1 kg gambas/camarões
2 alhos franceses médios (ou 3, caso só utilizem a parte branca)
125 g manteiga
4 dl de caldo de gambas/camarão
500 g de linguine al nero di seppia
Sal e pimenta

Cortar o alho francês em rodelas finas. Muita gente só utiliza a parte branca, mas acho que é um desperdício deitar fora quase metade do alho francês. Assim, rejeito as folhas verdes escuras e com ar velho, utilizando uma boa parte das folhas verdinhas claras. Gosto do seu sabor intenso... Pôr o alho francês de molho em água morna até libertar a terra. Cozer os camarões em água temperada com sal. Reservar a água. Descascá-los e retirar as cabeças. Triturar as cabeças e a água de cozedura do camarão com a varinha mágica. Coar e reservar. Numa caçarola, em lume brando, estufar o alho francês com a manteiga cerca de 15 minutos. Juntar o caldo do camarão e deixar engrossar (o alho francês fica bem desfeito). Verifica-se o sal e temperar com pimenta preta moída na altura. Juntam-se os camarões cozidos para que aqueçam e ganhem sabor. Servir com linguine al nero di sepia, ou seja, massa de tinta de choco.

2 dicas:
1. Não vertam o alho francês com a água directamente para o coador, pois correm o risco da terra – que fica depositada no fundo da tigela - ir atrás. Retirem o alho francês da água com as mãos e coloquem-no no coador. Se tiverem uma centrifugadora de saladas (salad spinner), passem lá o alho francês para que perca o máximo de água, antes de ser cozinhado.
2. Congelem o caldo de camarão que restar para utilizar noutra receita!

6 comentários:

  1. Eu também sou muito fã de massas negras. Este deve ser muito boa.

    ResponderEliminar
  2. Lindo, prático e de certeza muito bom. Gostei muito!!!

    ResponderEliminar
  3. Adoro o visual design que a massa negra dá a qualquer prato! :-)

    ResponderEliminar
  4. Aprendi a gostar destas massas negras há pouquinho tempo...
    Esta é para juntar às que vou fazendo, parece-me bem boa...

    ResponderEliminar
  5. Parece-me muito bem esta receita! Ainda por cima eu, que sou fã de massas!

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.