21/09/07

Bacalhau fora da rotina


É sexta-feira, saí a uma boa hora do emprego, deu-me vontade de cozinhar! Um sentimento singular a um dia de semana. Sim, porque eu adoro cozinhar, mas sobretudo ao fim-de-semana. Nos dias laborais é raro sentir-me inspirada: a preguiça toma conta de mim e não vou além de grelhados com legumes/salada e batata cozida ou arroz. Aliás, a preguiça é tão grande que, muitas vezes é o L. que cozinha… mas eu ponho a mesa e a loiça na máquina! Eis a receitazinha rápida e simples, com as sobras de bacalhau, feito pelo L. na quinta-feira. Por ser um prato de sobras, as quantidades são mais ou menos a olhómetro…

Ingredientes:

Sobras de bacalhau (usei 1 posta de bacalhau grelhado)
Alho (usei 3 dentes)
Pimento vermelho e pimento verde em doses iguais…q.b.
Vinho branco q.b.
Salsa q.b.
Azeite q.b.
Massa fresca (no caso, 250 g. de Spaghettoni do Pingo Doce… juro que não me estão a pagar para isto…!)

É tudo muito simples. Numa caçarola, colocar os pimentos cortados em tirinhas, os alhos espremidos e o azeite. Deixar cozinhar sem queimar o alho. Depois, adicionar vinho branco. Além de gostar do sabor, a finalidade do vinho é ter algum líquido para que os pimentos cozam e fazer um pouco de molho para que, quando se junte à massa, o prato não fique seco. Misturar o bacalhau, previamente desfiado (grosseiramente), e finalizar com salsa picada. Servir com a massa.

2 comentários:

  1. Isto só pode ser muito saboroso com bacalhau e massinha! Bem original...:o)

    ResponderEliminar
  2. Gostei do vosso blog!
    E este aproveitamento de sobras parece-me muito bom...
    Bom Domingo.

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.