11/08/07

Pimentos recheados com soja

Na passada quarta-feira comprei o livro Cozinhar com Vegetais da Maria de Lourdes Modesto, que já andava a namorar há mais de 1 ano, mas agora tive a sorte encontrá-lo com 40% de desconto na feira do livro do Continente. Eis a 1.º receita desta livro espectacular (quer em termos de conteúdo, quer em termos gráficos), para aproveitar os pimentos deliciosos que a Carla me ofereceu. Confesso desde já que não saiu completamente como eu desejaria. Os pimentos podiam ter ficado mais tenrinhos, mas até estiverem mais 15 minutos no forno do que a receita ditava (dizia 20 e eu deixei-os 35 m). Não sei se a temperatura do forno a 200 graus é pouco, mas a receita dizia forno médio… Enfim, para a próxima vou seguir o conselho do livro 12 Meses de Cozinha e, antes de rechear os pimentos, coloco-os numa tigela, cubro-os com água a ferver e deixo-os assim 5 minutos.

Ingredientes:
4 colheres de sopa de soja granulada
1 cebola média (a receita original diz 2)
6 colheres de sopa de azeite
3 tomates maduros (usei pelados)
Tomilho (usei hortelã)
4 colheres de sopa de arroz cozido (usei basmati)
50 g de sultanas ( a receita original diz 100 g de pinhões)
1 dl de vinho branco
Queijo ralado (usei de S. Jorge)
Sal e pimenta q.b.

Lavar os pimentos cortá-los longitudinalmente, retirar as sementes e a membrana branca. Temperar o interior com sal e pimenta. Saltear a soja num pouco de azeite (atenção: não é preciso demolhar!). Picar a cebola e passá-la por 3 colheres de sopa de azeite, deixar cozer um pouco e depois juntar os alhos espremidos, tomate e a erva aromática (fica ao vosso critério). Cozinhar até ao tomate deixar de saber a cru. Fora do lume, juntar a soja, as sultanas e o arroz. Temperar a gosto. Rechear os pimentos. Deitar 1 colher de azeite num tabuleiro e o vinho, dispor os pimentos, espalhar o queijo e regar com o restante azeite. Levar ao forno 20 minutos.

1 comentário:

  1. Estes vou mesmo experimentar...já tenho a soja!!
    Cá em casa andamos a ver se nos tornamos mais vegetarianos...e estamos no bom caminho!! ;)

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.