22/06/10

Pasta de tofu com ervas aromáticas


Sempre tive uma grande predilecção por pastas e patês, de fígado, de atum, de vegetais, de leguminosas, de requeijão… sempre misturadas com umas ervinhas para dar “aquele toque especial”, barradas num pedaço de pão saloio, numa fatia de broa, ou numa tosta crocante… Gosto tanto que, para não correr o risco de repetição, faço algum esforço para variar. Esta pasta é mais uma sugestão do que propriamente uma receita. Desta vez usei, hortelã, nozes e um pouco de natas para ajudar a amaciar o tofu, mas pode usar-se qualquer outra erva, ou mistura de ervas, pode-se inclusivamente misturar usar pesto caseiro ou de compra.

Ingredientes:

150 g de tofu
1 mão cheia de nozes
1 dente de alho
Hortelã ou qualquer outra erva aromática (ou mistura de ervas) a gosto
1 fio de azeite
Natas q.b.
Sal e pimenta

Mais fácil não podia ser: basta meter tudo no robô de cozinha e triturar. As natas são só para amaciar um pouco a mistura e ajudar a homogeneizar. Junte primeiro 1 colher de sopa de natas. Triture e depois acrescente mais natas até obter a textura desejada para barrar facilmente numa fatia de pão. Rectifique os temperos. Caso use pesto de compra ou caseiro, omita o azeite e só junte as natas depois de triturar, pois é muito provável que consiga a consistência desejada, sem necessitar de as adicionar.

Aproveito este post para agradecer a tod@s os que têm participado, via facebook, no desafio de terceiro aniversário aqui do blogue. Amanhã farei aqui um ponto da situação. Os meninos andam muito arredios, só temos uma participação masculina… Não me digam que os tempos ainda não mudaram e que lá em casa são só elas a meter a mão na massa… 

6 comentários:

  1. ah, que boa inspiracao! ha uns tempos, costumava fazer regularmente pates com uma base de ricotta e o que houvesse em casa. fiquei a pensar que seria uma boa ideia fazer hoje ao serao, para acompanhar o jogo da prussia contra... contra quem mesmo??? (confesso q o futebol passa-me um bocado ao lado!)
    obrigada pela inspiracao! :)

    ResponderEliminar
  2. Amiga, eu sou outra que me perco com pastas e patés.
    Adorei este, tenho que fazer com pesto.
    :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá, Pipoka
    Vi os seus mails no meu blog. Se for possível pedia-lhe para ficar como "As nossas cozinhas". Agradeço a sua atenção. Como já referi sou um bocado perdida com o facebook. Bjs

    ResponderEliminar
  4. eu adoro estes pates poor isso e que a barriguinha teima em ca andar
    beijocas

    ResponderEliminar
  5. Também gosto mas, por incrível que pareça, nunca fiz em casa. Nem sei bem porquê... Olha, já preparei a refeição para homenagear o blog, agora falta-me fazer a postagem e depois pesquisar como raio se publica na página de fãs :)

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.