27/05/09

4 por 6: Salada de massa, presunto e queijo Brie

Ainda que alguns dos ingredientes desta salada – presunto, queijo brie e nozes – não sejam habitualmente associados a comida económica, a verdade é que podem ser incorporados numa “dieta de crise”. Para tornar este prato mais económico, optei por produtos de marca branca, utilizando-os de uma forma parcimoniosa... E, para dar a substância necessária para “puxar a carroça”, nada melhor de que uma boa dose de hidratos de carbono, aqui representados pela massa.
dfffffffffffffffffffffffffffffffff
Ingredientes:
350 g massa lacinhos
100 g presunto fatiado
250 g de cogumelos
2 dentes de alho
100 g de queijo Brie
30 g de nozes
40 g Rúcula selvagem
Azeite
Vinagre de sidra


Cozer a massa em água com sal. Deixá-la arrefecer. Saltear os cogumelos em azeite e alho, temperando com sal e pimenta. Misturar a massa com o queijo, em pedaços, o presunto cortado, as nozes picadas e os cogumelos. Temperar com azeite e vinagre. Por cima, enfeitar com a rúcula selvagem.





Para sobremesa – e para ajudar a cortar a “gordurinha” do queijo e do presunto –, sugiro uma laranja do Algarve.

Vamos às compras (e às contas): Os valores aqui apresentados foram retirados do site do Continente, com excepção da massa, brie, que são da marca Pingo Doce. Não posso deixar de vos dizer: a massa lacinhos da marca Continente custa praticamente o dobro da do Pingo Doce.


Dicas de poupança: deixem de lado o preconceito - as marcas próprias dos supermercados não são inevitavelmente de má qualidade. O Pingo Doce, por exemplo, oferece uma selecção de massas frescas e secas de boa qualidade. Já o Lidl destaca-se pela oferta de queijos, pelo salmão fumado – recentemente li, numa revista inglesa, elogios ao chocolate para culinária deste supermercado.

O meu conselho é: experimentem (de quando em vez lá se apanha um barrete, mas compensa pela quantidade de coisas boas e baratas que descobrimos). Peçam a opinião aos amigos, passem a palavra quando determinado produto vos agradar... Comprometo-me a colocar aqui as minhas opiniões e, claro está, aceito sugestões.
h
A propósito, vejam aqui um artigo do Público a provar que até os produtos denominados gourmet já se democratizaram. Mas leiam-no com algum sentido crítico, pois em tempos de crise há negócios que não são propriamente sensatos... por exemplo, a compra de sobremesas pré-feitas - o bolo de maçã que apresentei no último 4 por 6 custou apenas € 1,30 (e dá para 6 pessoas, no mínimo).

10 comentários:

  1. Eu gosot muito do chocolate para culinária do Lidl e do salmão... :)!

    Mas ainda gostei mais salada: adoroos ingredientes.
    :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Esta salada de massa está muito muito convidativa, sem dúvida que a vou experimentar.
    Quanto às marcas brancas: eu consumo, principalmente a Pingo Doce e Continente. E como tu dizes, algumas são bem mais em conta e com muita qualidade. Outras, pronto. E claro, há que consultar os amigos, conhecidos e família sobre a sua opinião, experimentar e passar a palavra como tu muito bem fazes por aqui.

    : D
    Beijinho *

    ResponderEliminar
  3. Adorei esta saladinha... mesmo...

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito da salada. Tirando o queijo brie, que é daqueles que eu não como porque sou esquisitinha :)
    Os produtos brancos são óptimas opções, às vezes. O chocolate de culinária do Lidl é muito bom, com uma percentagem de cacau bem elevada. Também gosto das massas do Pingo Doce. E das do Continente - têm uns ravioli de vegetais com manjericão deliciosos.

    Beijo * e bem vinda de volta! Já tinha (muitas!) saudades tuas *
    Mariana

    ResponderEliminar
  5. Bela salada, com o calor que ficou hoje e que vem nos próximos dias apetece bem umas saladinhas :) Eu opto quase sempre pelas marcas brancas e não me tenho desiludido.

    ResponderEliminar
  6. Eu concordo plenamente! Compro muitos produtos do Lidl e gosto muito dos frescos, carne, salmão, queijos e charcutaria, etc.. Essa massa ficou mesmo do meu agrado. bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Tantas e boas receitinhas =)
    Que bom partilhar com as menos jeitosas para a cozinha =)

    beijo grande

    ps.: já agora, aproveito e convido-a a visitar meu blog:
    www.verajorgedesign.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Mulher, adoro o teu site e a forma lúcida como escreves. Nem pareces tu lolololol... Já conbinávamos uma comezaina, não? ;o)

    ResponderEliminar
  9. As saladas de massa têm grande saída cá em casa, logo que o tempo assim p'ró quentinho se instala e como se comprova podem ser bem em conta. Também fiquei de olho no pudim, mas isso é outra história!!

    Bj grande

    ResponderEliminar
  10. Acho este projeto espetacular.
    E como já disse pra Mariana, vou fazer uma noite lá no DCPV só com as receitas do 4 por 6. Posso ? (vai que eu tenha que pagar direitos autorais!! rsrs)
    Abs

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.