Foto gentilmente cedida por Cinco Quartos de Laranja |
Sempre gostei de queijos fortes. Lembro-me de que, com 4 ou 5 anos, atirava-me com unhas e dentes a um pedaço de queijo S. Jorge daqueles bem intensos com um picante acentuado. Nessa época não tinha acesso ao Roquefort, nem aos chamados queijos azuis (Cabrales, Gorgonzola, Stilton, Danish blue), mas assim que experimentei fiquei rendida. Gosto particularmente da conjugação do Roquefort com a pêra e as nozes, com o seu contraste salgado/doce. Por isso, quando fui convidada para um animado jantar de pizzas, veio-me logo à ideia este trio de ingredientes. Até porque me trazem à memória um jantar com a Laranjinha e a Marizé no restaurante lisboeta Buenos Aires, onde experimentámos uma magnífica salada de endívias, pêra e Roquefort.
A massa da pizza, nestes jantares temáticos, é sempre da responsabilidade do Ricardo, que a executa na perfeição.
Ingredientes:
3 peras Rocha maduras
100 g de queijo Roquefort (ou outro queijo azul)
2 ou 3 colheres de sopa de natas (ou de leite)
Nozes a gosto
Lavar muito bem as peras e retirar-lhes o pedúnculo. Não é preciso descascar a fruta. Cortar em fatias finas. No microondas, derreter metade do queijo (50 g) com um pouco de natas. Mexer até que fique uma pasta homogénea. Barrar a base da pizza com este molho, dispor as fatias de pêra, por cima, esfarelar o resto do queijo e finalizar com as nozes picadas grosseiramente. Levar ao forno e servir acompanhada com uma bela salada.
Minha linda,
ResponderEliminarO roquefort não é o meu favorito entre os queijos azuis mas concordo plenamente que com pêras e nozes é uma combinação feita no céu. Quase, quase (quase!) tão boa como com gorgonzola. ;)
Beijos muitos e hasta mañana!
Foi um jantar e pêras. :) A tua pizza foi um sucesso.
ResponderEliminarUm beijinho.
Partilho contigo o mesmo gosto pelos queijos de sabor intenso, roquefort é um deles.
ResponderEliminarA combinação deve ser divinal.
Bjs
Também gosto de queijos fortes mas aqui em casa ninguém é assim tão fã como eu. Ando numa fase de encantamento com as pêras, deve ficar deliciosa assim conjugada :)
ResponderEliminarTem um óptimo aspecto.
ResponderEliminarDefinitivamente uma receita a experimentar.
obrigada
beijinhos
rita
Pizza sofisticadíssima!
ResponderEliminarAqui em casa um dos gémeos (com 4 anos) é fã de todos os queijos fortes, especialmente o das Ilhas, o parmesão e o da Serra. Diz que os outros não são queijo!... Mais um do teu club, portanto!
Babette
Amiga, graças a ti tb fiquei fã desta combinação mágica!
ResponderEliminarJá fiz uma salada deliciosa com ela que terei que repetir para publicar no No Soup.
Beijinhos :)
Eu sei quem ia adorar essa pizza, o Luis, ele adora queijos fortes, eu também, e gostei particularmente da combinação do doce da pera, com o sabor forte do queijo e o crocante das nozes. A Experimentar
ResponderEliminarBeijinhos
Delicioso aspecto.
ResponderEliminarObrigada pela partilha.
Regina