25/06/14

Salada de melancia e feta com molho tailandês para um delicioso piquenique

Foto de Helena Almeida, Sabores de Canela
Adoro piqueniques... sempre gostei Desde 2010 que, com um grupo de amigas das lides culinárias, nos juntamos em Monsanto para piquenicar. Há comidas que já são obrigatórias na cestinha: as pataniscas da Isabel, os ovos de codorniz da Suzana, as azeitonas da Manuela, a empanada da Helena, as minhas saladas.

Este fim-de-semana, com o tempo muito pouco simpático, tivemos que alterar os planos, mas não quisemos quebrar a tradição: o piquenique foi em casa de uma amiga, mas sempre de porta aberta para o quintal.


Como sempre, houve boa comida, muitas gargalhadas, conversa e algumas novidades... Uma delas merece ser partilhada aqui, pois tem tudo que ver com o tema. A Isabel já tinha o novo livro dela na mão, que estará nas livrarias a partir de 2 de Julho. Agora imaginem lá qual é o nome... Delicioso Piquenique. Pois é! 

Cá para mim acho que ela se lembrou de nós muitas vezes quando estava a escrevê-lo! Além de receitas para piqueniques, o livro da Isabel tem também receitas para levar para o trabalho e para festas. São receitas práticas, simples de confeccionar, mas sempre com “aquele” toque especial para surpreender os amigos. 

Sei que ao folhearem o Delicioso Piquenique vão sentir toda a alegria que é partilhar refeições com os amigos... e talvez até consigam escutar algumas das nossas gargalhadas. 

Ingredientes:

1 molho de agriões
700 g de melancia
5 ou 6 rabanetes
150 g de queijo feta
Coentros frescos a gosto
Sementes de girassol a gosto

Molho tailandês:

1 ½ limão ou lima (sumo)
3 colheres de sopa de molho de peixe
3 colheres de sopa de açúcar mascavado escuro
1 malagueta picada, sem sementes, nem veio

Levar ao lume todos os ingredientes para fazer o molho. Reservar. Tostar as sementes de girassol numa frigideira antiaderente. Lavar e arranjar os agriões. Descascar a melancia e cortá-la aos cubos. Lavar os rabanetes e cortá-los finamente usando uma mandolina. Picar os coentros. Misturar a melancia com os agriões, os coentros e os rabanetes, finalizando com o queijo feta esfarelado grosseiramente e as sementes de girassol. Juntar o molho só na altura de servir.

Outras sugestões de molho: Caso não apreciem molho tailandês, podem usar um molho vinagrete com um pouco de mel. Também podem fazer um molho de soja com mel, sumo de limão e malagueta (neste caso, convêm levar o molho um pouco ao lume para dissolver bem o mel).

Dica para piquenique: Levar os ingredientes da salada previamente preparados em 2 caixas (uma só com a melancia, outra com os restantes ingredientes) para juntar no local do piquenique. Levar o molho num frasco de vidro e só misturar na hora de servir. 

Fonte de inspiração: receita de Jamie Oliver via Shutterbean