29/09/13

Panquecas de farinha de coco e curguete para o Dia Mundial do Coração

panquecas farinha coco (composição)

Hoje, comemora-se o Dia Mundial do Coração e, aceitando o desafio da Bonsalt, aqui vos deixo uma receita adequada à ocasião. Relembrando que uma alimentação saudável é fundamental para ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, sugiro uma receita de panquecas para comer sem peso na consciência, mas consistente q.b. para um pequeno-almoço ou lanche bem saciante. 

Ingredientes (para 6/8 panquecas):

40 g de farinha de coco
1 curgete pequena (150 g)
4 ovos médios
Salsa picada
Uma pitada de Bonsalt*
Pimenta moída q.b.

Ralar a curgete e retirar a água - embrulhar a curgete ralada num tecido ou pano de algodão fino e espremer até retirar o máximo de água. Peneirar a farinha de coco, juntar os ovos, a curgete ralada e a salsa picada. Temperar com Bonsalt e pimenta. Levar ao lume uma pequena frigideira (12 cm de diâmetro) anti-aderente untada com azeite, quando estiver bem quente deitar cerca de 1 colher e meia da massa dos panquecas. Bastam 2 ou 3 minutos de cada lado para os panquecas estarem cozinhados, adquirindo aquela cor dourada tão característica. 

Estas panquecas salgadas são óptimas para comer com queijo fresco, requeijão ou carnes frias - optei por um queijo de cabra fresco. 

*O Bonsalt é um substituto do sal, sem sódio, aconselhado a pessoas que sofrem de hipertensão arterial ou desejam moderar a ingestão de sal. 

25/09/13

Rota das Tapas - 2.ª edição: Vamos provar novos petiscos?




Até 6 de Outubro, está a decorrer a segunda edição da Rota das Tapas, promovida pela marca de cerveja catalã Estrella Damm. Dado da estreia (Maio de 2013), agora a Rota estende-se a Alfama (além do Príncipe Real e Bairro Alto), envolvendo 35 restaurantes e bares.

Eu preferia que se chama-se Rota dos Petiscos, afinal as sugestões apresentadas pelos vários restaurantes e bares que fazem parte deste evento são na sua maioria inspiradas na gastronomia portuguesa. Moelas à Duetos (Duetos da Sé), Bolinhas de alheira (Alfândega), Filetes de cavala (Aqui há Peixe), Linguiça com mel e sésamo (Caso Sério), são alguns dos petiscos que podem experimentar... Se já estão com água na boca (eu já estou!), não hesitem, peguem no mapa desta Rota (disponível nos restaurantes participantes) e partam à aventura. Levem os amigos, pois esta experiência em grupo, entre conversas e gargalhadas, é muito mais divertida!

Já sabem: por apenas 3 euros podem degustar 1 tapa, acompanhada por uma Estrella Damm.  Não se esqueçam de levar o mapa da Rota convosco e de carimbá-lo em cada “capelinha”: bastam 3 carimbos, e votar na vossa tapa favorita, para se habilitarem a ganhar uma viagem a Barcelona, com jantar no Tickets, do chefe Albert Adrià. Vejam mais informações aqui




A apresentação da Rota das Tapas foi feita no Restaurante Duetos da Sé, onde Carlos Lala fez um showcooking e pudemos degustar algumas das suas especialidades: Moelas à Duetos, peixinhos da horta, crocante de morcela com maçã caramelizada, queijo de cabra gratinado, ovos mexidos com farinheira e espetadas de fruta com creme queimado.