25/11/10

Sopa de pêra e de beterraba


A pêra é das minhas frutas favoritas da estação e uma presença constante na minha alimentação. Já a beterraba é dos poucos vegetais com o qual tenho uma relação muito pouco regular. A sua cor é belíssima, mas o sabor às vezes deixa-me de nariz torcido. No entanto, esta sopa foi uma experiência bem-sucedida, pois a pêra suaviza a intensidade da beterraba e dá um toque especial a esta sopa.


Fonte: receita da revista Delicious, adaptada a partir da versão do blogue Souvlaki for the soul. Aconselho uma visita demorada a este blogue que tem receitas excepcionais e fotografias absolutamente fantásticas.

Actualização: também pode ver no blogue No soup for you a versão estival desta sopa feita pela querida Gasparzinha.

Ingredientes:


Azeite (10 ml)
1 cebola
1 cenoura
2 dentes de alho
450 g de beterraba
(já cozida ou assadas e sem pele)
180 g de peras (usei 3 pequenas)
7 dl de água
Sal e pimenta
Iogurte ou natas espessas para servir.


Se usar a beterraba em cru, terá de cozinhar a sopa mais tempo, cerca de 50 minutos no total.


Tradicional


Lave, descasque e corte os legumes e as peras e pique o alho e a cebola. Refogue a cebola, o alho e a cenoura. Adicione a pêra e a beterraba cortadas aos pedaços. Verta a água e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar cerca de 20 minutos. Triture a sopa. Verifique a consistência e, se estiver demasiado espessa para o seu gosto, junte mais água. Sirva com um colherzinha de iogurte ou de natas espessas.

Thermomix_bimby


Lave, descasque e corte os legumes (como a bimby tritura muito bem os alimentos, não descasquei as peras). No copo, junte o azeite, a cebola, o alho e a cenoura. Pique 5 seg/velocidade 5. Refoge 4 min/ varoma/velocidade 1. Adicione a pêra e a beterraba cortadas aos pedaços. Verta a água, tempere com sal e pimenta. Programe 15 m/100 graus/velocidade 1. Triture 2 m/velocidade 3-5-7. Verifique a consistência da sopa e, se estiver demasiado espessa para o seu gosto, junte mais água. Sirva com um colherzinha de iogurte ou de natas espessas.

22/11/10

Mexilhões com molho thai


Como gosto mais de mexilhões do que de amêijoas, acho sempre que é dada pouca importância a este bivalve que, além de muitíssimo saboroso, tem um preço muito simpático. Em minha casa, o mexilhão é normalmente confeccionado com molho de tomate, servido como entrada, com um pãozinho saloio, ou como prato principal, acompanhador por massa. Para variar, decidi usar as ervas e os temperos que uso habitualmente para a comida tailandesa. Ficou delicioso.

Ingredientes:

1 kg de mexilhões
1 colher de sopa de óleo
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de gengibre fresco ralado
½ pimento vermelho
1 malagueta (ou molho picante)
2,5 dl caldo peixe ou água
2 colheres de sopa de molho de peixe*
(se o seu caldo tiver sal, reduza esta quantidade)
2 talos de erva príncipe*
1 pitada de açúcar
Coentros frescos


Nota: não use caldos de compra, pois têm um sabor demasiado intenso e salgado. É preferível usar água, caso não tenha caldo caseiro. Como costumo cozer peixe a vapor, reaproveito essa água que fica com o sabor do peixe.

Limpar os mexilhões, descartando os que têm a casca partida. Num tacho, ou caçarola, refogar o alho picado e o gengibre em óleo. Juntar o pimento e a malagueta, cortados aos cubinhos e deixar cozinhar 1 ou 2 minutos. Verter o caldo de peixe. Juntar os talos de erva príncipe esmagados, o molho de peixe e uma pitada de açúcar. Verificar os temperos. Quando o caldo começar a ferver, junte os mexilhões. Assim que os mexilhões abrirem, está pronto! É só polvilhar com coentros frescos.

* Produtos à venda nos supermercados asiáticos. Os talos de erva príncipe encontram-se na secção de congelados.


20/11/10

Bolo de chocolate, pêra e especiarias para o Tertúlia de Sabores


O Tertúlia dos Sabores faz hoje 3 anos. Como fã incondicional deste belíssimo blogue, comandado com grande mestria pela encantadora Moira, não poderia deixar de participar na festança. No ano passado, para assinalar o aniversário, servi entrecosto caramelizado. Este ano, levo bolo de chocolate. Já me estou a imaginar com a Moira numa tarde outonal a saborear um chá de rooibos (de que ela tanto gosta), enquanto degustamos este bolinho e tagarelamos. Parabéns ao Tertúlia!



Ingredientes:


600 g pêra
150 g açúcar
75 g de manteiga
3 ovos
75 g de chocolate
75 g farinha
1 colher de chá fermento
2 colheres de chá de quatre épices
(ou faça a sua própria mistura de especiarias moendo, por exemplo, cardamomo, noz-moscada, canela, cravinho, pimenta da Jamaica, gengibre)


Descascar as peras cortá-las ao meio e retirar o pedúnculo. Amolecer a manteiga no microondas. Bater a manteiga com o açúcar. Adicionar as gemas, o chocolate derretido e a farinha misturada com o fermento. Por fim, juntar as claras batidas em castelo. Untar uma forma de fundo amovível com manteiga e farinha (ou spray desmoldante), por cima colocar papel vegetal. Dispor as metades de pêra no fundo do tabuleiro. Polvilhar com as especiarias e cobrir com a massa do bolo. Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus entre 20 a 30 minutos.

Fonte: esta receita é da Apolónia e aprendi-a numa aula de cozinha vegetariana na Cozinhomania.


16/11/10

Castagnaccio alla Toscana


Estive um bocado indecisa quanto a publicar esta receita... Dei-a a provar a várias pessoas e as opiniões não foram consensuais. Todos gostaram do sabor, mas alguns acharam a textura pesada/compacta, outros, sobretudo, os que gostam de broa castelar, apreciaram este doce típico da Toscânia.

É por isso um “bolo” (na verdade, não é bem um bolo é mais uma broa) indicado para quem gosta de texturas mais substanciais, para quem está habituado à textura dos bolos e pães sem glúten, nem fermento... Uma boa sugestão para acompanhar um chá, numa tarde de Outono, com a chuva a cair lá fora.

Fonte: Sabores Irresistíveis, Gradiva (o título da receita em português é Fogaça de castanhas).


Ingredientes:


75 g de passas
Zest de 1/2 laranja
250 g de farinha de castanha
75 g de açúcar
50 g de nozes (triturei-as)
35 g de pinhões (não usei... já que o preço é um bocado "salgado")
2 colheres de sopa de azeite (uma para a massa, outra para pincelar)
1 chávena de leite
1 chávena de água
5 galhinhos de rosmaninho
Manteiga q.b.


Demolhe as passas de uva durante 30 m em água morna.


Tradicional


Peneire a farinha para uma tigela grande. Misture o sal e o açúcar. A pouco e pouco, junte 1 colher de sopa de azeite, o leite e a água, mexendo sempre até obter uma massa lisa e fluida. Caso fique com grumos, use a batedeira. Acrescentar a noz, as passas bem espremidas, o zest de laranja e as folhinhas do rosmaninho, envolvendo. Unte uma forma com manteiga e verta o preparado, estendendo-o bem (não deve superar os 2 cm de altura - usei uma forma rectangular de 22x28 cm). Pincelar com azeite e colocar pedacinhos de manteiga por cima (tem de ser pedacinhos mesmo pequenos, caso contrário o bolo ficará com as marcas da manteiga). Vai ao forno pré-aquecido a 180 graus cerca de 50 minutos.


Thermomix_bimby


Triturar as nozes pressionando o botão turbo 2 ou 3 vezes (não é preciso ficarem tipo farinha, é uma moagem grossa). Retire do copo e reserve. Junte a farinha com o sal e o açúcar e seleccione 30 seg./velocidade 3. Junte os líquidos (azeite, água e leite) e programe 30 seg/velocidade 4. Juntar as passas, o zest de laranja, as folhinhas de rosmaninho, marcando 1 minuto/velocidade 1/colher inversa. Unte uma forma com manteiga e verta o preparado, estendendo-o bem (não deve superar os 2 cm de altura - usei uma forma rectangular de 22x28 cm). Pincelar com azeite e colocar pedacinhos de manteiga por cima (tem de ser pedacinhos mesmo pequenos, caso contrário o bolo ficará com as marcas da manteiga). Vai ao forno pré-aquecido a 180 graus cerca de 50 minutos.

Neste site, pode ler a história deste doce com uma longa tradição. Os primeiros registos sobre ele datam do ano 500.

11/11/10

Chili con carne (e chocolate)


Aprendi a fazer chili há alguns anos com uma amiga que viveu no Texas. Durante algum tempo, fazia a receita como ela me ensinou, usando uma mistura pré-preparada que comprava em Londres. Mas fui investigando quais eram as especiarias que figuravam nessa mistura e experimentando combinações até chegar à minha própria receita. Há um segredo que essa amiga me confidenciou e que, a meu ver, é o que dá “aquele toque especial” ao chili: o uso de chocolate. O chocolate corta a acidez do tomate e dá uma textura espessa e, ao mesmo tempo, suave a este prato tex-mex.



Ingredientes (5 pessoas):


450 g de carne picada (vaca)
400 g de feijão cozido
1 lata de tomate pelado (400 g)
2 cebolas
3 dentes de alho
2 folhas de louro
50 g de pimento verde
50 g de pimento vermelho
Azeite q.b.
Sal q.b
2 quadrados de chocolate semi-amargo (20 g)


Especiarias:


1 colher de chá de orégãos
2 colheres de chá de cominhos
½ colher de chá de pimenta da Caiena
½ colher de chá de piripíri
½ colher de chá de canela




Tradicional


Picar o alho e a cebola e refogá-los em azeite, juntando também o louro. Juntar a carne, o sal e as especiarias e deixar que a carne perca o aspecto cru. Adicionar o tomate (com o suco). Deixar cozinhar uns 20 minutos, juntando o pimento cortado aos cubos a meio da cozedura. Se o molho estiver muito espesso, juntar um pouco de água. Misturar o feijão cozido e deixar tomar sabor. Por fim, juntar o chocolate, envolvendo suavemente. Servir com arroz branco.



Thermomix_bimby


Deitar o azeite no copo e programar 3 m/varoma/velocidade 2. Juntar a cebola e o alho descascados, picar 5 segundos/velocidade 5. Refogar 5 m/varoma/velocidade 1. Juntar a carne picada, as especiarias e o sal marcar 5 minutos/varoma/velocidade 1/colher inversa. Adicionar o tomate (com o suco), o louro e o pimento cortado aos cubos. Seleccionar 10 m/varoma/velocidade colher inversa. Juntar o feijão e programar 3 m/100o/ velocidade colher inversa. A meio dos 3 m, deitar o chocolate pelo orifício. Se optar por usar feijão de lata, é melhor programa mais uns minutos, para que o feijão tome gosto. Servir com arroz branco.

08/11/10

Camarões no forno com molho de tomate e queijo feta



Esta é uma daquelas receitas que tenho na minha “to do list” desde que comecei o blogue. Vi-a pela primeira vez no recipezaar (agora allrecipes), mas o impulso para fazê-la surgiu quando a li no Simple Recipes. Aliás, foi a partir dessa que confeccionei este prato. Não é um prato muito fotogénico (e eu tenho muitas limitações como fotógrafa), mas é campeão em sabor, facilidade e rapidez de execução. Aconselho vivamente.



Ingredientes para 4 pessoas:


500 g de camarão
100 g de queijo feta


Para o molho de tomate


Azeite q.b.
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 ½ lata de tomate pelado (tomate+sumo são cerca de 600 g)
1 colher de chá de orégãos
Piripíri ou molho picante a gosto
1 pitada de açúcar
Sal e pimenta a gosto
Salsa fresca


Descasque os camarões ainda semi-congelados (é mais fácil), deixando a cabeça e os rabos (para dar sabor).


Tradicional


Refogar a cebola e o alho no azeite. Juntar o tomate e o suco, o louro e temperar com sal, pimenta, o picante, uma pitada de açúcar e os orégãos. Deixar cozinhar cerca de 10 minutos, mexendo para que o tomate se desfaça um pouco. Verificar os temperos. Polvilhar com salsa picada.


Deitar o molho de tomate num recipiente de ir ao forno e, por cima, dispor os camarões. Finalizar com o queijo feta esfarelado. Vai ao forno entre 10 e 15 minutos (só o tempo de cozinhar o camarão e derreter um pouco o feta). Como o meu forno tem grill costumo deixar ligá-lo nos 2 ou 3 minutos finais. Servir acompanhado com arroz branco ou massa.


Thermomix_bimby


Picar a cebola e o alho, juntando o azeite, 5 s/velocidade 5. Refogar seleccionando 5 m/varoma/velocidade 2. Juntar o tomate e o suco, o louro e temperar com sal, pimenta, o picante, uma pitada de açúcar e os orégãos. Programar 10 m/varoma/velocidade 1/colher inversa. Não trituro o tomate, pois prefiro o molho com uma textura menos “lisa”. Juntar a salsa picada.


Deitar o molho de tomate num recipiente de ir ao forno e, por cima, dispor os camarões. Finalizar com o queijo feta esfarelado. Vai ao forno entre 10 e 15 minutos (só o tempo de cozinhar o camarão e derreter um pouco o feta). Como o meu forno tem grill costumo deixar ligá-lo nos 2 ou 3 minutos finais. Servir acompanhado com arroz branco ou massa.

03/11/10

Sopa de feijão com nabo e nabiças



A estória das moelas reavivou-me outros sabores de infância... A sopa de feijão da minha mãe, com um inconfundível toque de canela... Encorpada, aromática, uma sopa perfeita para acalentar o corpo e a alma em dias de frio. Ei-la.

Ingredientes:


200 g de feijão cozido*
175 g abóbora
250 g cenoura
1 cebola
2 dentes de alho
1 ou 2 cabeça de nabo (350 g)
2 tomates maduros
Nabiças a gosto
800 dl a 1 litro de água
(Se optar por cozer o feijão, utilize a água da cozedura).
Canela em pó
(Essencial para dar um toque especial à sopa)
Sal

*Pode usar feijão de lata. Normalmente, faço com feijão cozido por mim, é mais económico do que comprar de lata e o sabor é incomparavelmente melhor. Demolho 500 g de feijão. Depois, cozinho na panela de pressão com uma pitada de sal, 1 folha de louro, 1 cebola, 2 dentes de alho e água. Coze em apenas 10 minutos, após a panela começar a apitar ou a largar o vapor. Reservo a água da cozedura para a sopa.


Tradicional


Lave, descasque e corte os legumes. Numa panela, deitar os legumes, usando apenas metade da quantidade de feijão e de nabo. Juntar a água. Deixar cozer os legumes. Antes de triturar a sopa, deite a canela em pó, um fio de azeite e confira o sal. Verifique a consistência da sopa e, se estiver demasiado espessa para o seu gosto, junte mais água. Adicione o nabo cortado aos cubos e as nabiças. Deixe cozinhar em lume brando. Por fim, junte o feijão cozido. Sirva bem quentinha.

Se tiver uma panela que lhe permita cozer a vapor, enquanto faz a sopa, aproveite e coza o nabo e as nabiças. Depois de triturar a sopa, junte o nabo, a nabiça e o feijão. Assim, poupa tempo e energia.

Thermomix_bimby


Lave, descasque e corte os legumes. No copo, coloque os legumes, usando apenas metade da quantidade de feijão e de nabo. Juntar a água (dois dedos abaixo do nível dos legumes) e o sal. Na varoma, colocar as nabiças e meio nabo cortado aos cubos. Marcar 25 m/varoma/velocidade 1. Ao fim de 15/20 minutos pode retirar o recipiente varoma, pois o nabo e as nabiças já estarão cozidos. Antes de triturar a sopa, deite a canela em pó, um fio de azeite e confira o sal. Triture 2 m/velocidade 3-5-7. Verifique a consistência da sopa e, se estiver demasiado espessa para o seu gosto, junte mais água. Adicione o restante feijão, o nabo e as nabiças e seleccione 2 m/100o/colher inversa. Sirva bem quentinha.