19/01/09

Adivinhem quem fez o jantar!

Desta vez não fui eu, mas sim o Eduardo do blogue Da Cachaça pro Vinho. Passo a explicar: eu indiquei uma ementa tailandesa e ele executou. O resultado deste 12.º Inter Blogs está no DCPV para vocês verem, tudo muito bem apresentado, com as opiniões dos comensais, a escrita bem humorada do Eduardo sobre o desenvolvimento do menu, a execução e a degustação. As receitas serão publicadas no three fat ladies a partir do mês de Fevereiro. Espero que gostem!

Aqui há uns tempos, à semelhança do que já havia feito com outros blogueiros, como a Marizé, a Migas, o Luís Pontes, a Fer, a Luna, a Agdá, a Elvira e muitos outros “pesos pesados” da blogosfera, o Eduardo convidou-me para participar num encontro (virtual) Inter blogs com um menu Tailandês. Foi um desafio que me encheu de orgulho e que aceitei na hora - apesar daquele friozinho no estômago, consequência de alguma insegurança de quem acha que não é propriamente uma especialista na matéria. Mas a minha paixão pela comida Tailandesa era uma excelente base para acreditar que as coisas iam correr bem. E assim foi!

Eduardo, Dé, Re, Mingão, Déo muito obrigada pelo desafio e ainda bem que gostaram do menu!

07/01/09

Scones mulatos


Fáceis e rápidos de fazer, os scones são uma excelente alternativa para o pequeno-almoço ou lanche, nomeadamente quando não há pão em casa… nem máquina de pão, nem jeito para amassar pão…bem mas não estamos a falar de mim, voltemos aos scones… O nome destes que aqui vos sugiro, deve-se ao açúcar mascavado escuro que lhes confere uma tez mulata e não a um possível excesso de tempo no forno. A receita, retirada já há largos anos de um pacote de açúcar mascavado escuro, dá para 6 a 8 scones. Aconselho que a façam a dobrar e depois congelem uma parte (já cozinhados). Quando vos apetecer, é só levá-los um bocadinho ao micro-ondas, envolvidos em papel absorvente e comê-los quentinhos barrados com manteiga ou com mel (ou as 2 coisas…).

Ingredientes:

200 g de farinha com fermento
(ou 200 g de farinha sem fermento + 2 colheres de chá de fermento)
50 g de açúcar mascavado escuro
50 g de manteiga fria cortada aos cubos
50 g de passas
1 ovo
Aproximadamente 50 ml de leite
(deve-se usar o suficiente para ligar a massa)

Ligar o forno a 200 graus (deve acender-se pelo menos 15 minutos antes de colocar os scones). Usando a ponta dos dedos, mistura-se a farinha peneirada com o açúcar e a manteiga, fria e cortada aos cubinhos. Junta-se o ovo batido, as sultanas e, finalmente, leite suficiente para ligar a massa. Não se deve trabalhar a massa demasiado, é só ligar. Deixar repousar 10 minutos. Repartir a massa em bolinhos redondos. Levar ao forno cerca de 20 minutos num tabuleiro polvilhado com farinha.

05/01/09

Cake indiano (frango, leite de coco e caril madras)

Como a época festiva que agora termina normalmente se pauta pelas opções gastronómicas mais tradicionais, para “desenjoar” retorno às minhas sugestões de inspiração asiática, no caso, indiana.

Ingredientes:

1 ½ colher de sopa de caril em pó (usei madras... hot)
180 g de farinha
3 ovos
10 cl leite de coco
10 cl de óleo
1 colher de sopa de coco ralado ou de creme de coco
120 g de frango cozinhado (assado, no churrasco ou cozido)
Sal q.b
3 colheres de chá de fermento


Ligar o forno a 180 graus. Untar uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhar com farinha . Numa tigela, misturar os ovos, o óleo e o leite de coco. Misturar a farinha com o caril e adicioná-los à mistura líquida. Juntar o frango desfiado. Temperar com sal. Por fim, incorporar o fermento delicadamente. Verter a massa na forma e colocar imediatamente no forno. Cozer cerca de 50 minutos. Deixar arrefecer antes de desenformar.