22/12/08

Bolachas de Natal II

Todos os anos, por esta altura, gosto de fazer “um mimo” com a minha filha para ela levar para a escola. Não vou mentir, estas bolachinhas deram um bocadinho de trabalho, mas ver a cara da minha filha, toda orgulhosa na escola, a entregar os saquinhos… compensa!
Fiz cerca de 2kg de bolachas (pois fiz 2 doses da receita: uma com bolachas de açúcar e outra de chocolate) e os meus cortadores eram pequenos (o que deu por volta de 6 a 7 tabuleiros com bolachas)… a este ritmo, já pouco me falta para abrir uma pastelaria no meu prédio!!! Enfim… só posso acrescentar o facto de estas bolachas serem muito saborosas e cuja inspiração retirei deste site.


Ingredientes bolachas açúcar:
490 gr de farinha
¼ colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento
227 gr de manteiga sem sal
300 gr de açúcar
2 ovos

Ingredientes bolachas chocolate:
385 gr de farinha
75 gr de cacau
¼ colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento
227 gr de manteiga sem sal
350 gr de açúcar
2 ovos

Ingredientes glacê:
2 claras de ovo
2 colheres de chá de sumo de limão
330 gr de açúcar em pó (icing sugar)
Corante (amarelo, azul e vermelho)

Para confecção das bolachas, coloca-se numa tigela a farinha, sal e fermento e reserva-se. Na batedeira eléctrica, coloca-se a manteiga e o açúcar até ficar uma mistura clara e fofa. Junta-se a mistura da farinha e bate-se até ficar uma mistura homogénea (convém ter boas batedeiras, pois o esforço que a desgraçada faz para mexer é enorme…). Divide-se a massa em 2 partes iguais, embrulha-se cada uma numa folha de papel absorvente e vai ao frigorífico, para a massa ficar consistente para ser esticada com o rolo (pelo menos 1 hora).
Pré aquece-se o forno a 177º e trabalha-se a massa numa superfície com farinha e com ajuda do rolo. Estica-se a massa até ficar com cerca de 1cm de altura (as minhas ficaram com menos) e com a ajuda do cortador retiram-se as várias porções de massa, que se colocam num tabuleiro forrado com papel vegetal. O tabuleiro, com as bolachas cortadas, vai ao frigorífico cerca de 10 a 15 minutos para que as bolachas mantenham a forma desejada quando forem ao forno.
Colocam-se as bolachas no forno, na ranhura do meio, cerca de 10 minutos ou até as pontas das bolachas ficarem douradas (no caso das bolachas de chocolate verificamos se as pontas estão “rijas”). Retiram-se no forno e deixa-se arrefecer.
Para a cobertura, batem-se as gemas com o sumo de limão e adiciona-se o açúcar aos poucos, e bate-se na velocidade mais baixa da batedeira até se obter uma mistura cremosa. Separa-se este preparado em taças (no mesmo número cores com que pretendemos colorir e mistura-se o corante. Decorar a gosto!

BOAS FESTAS!!!

9 comentários:

  1. Que delícia de mimos!
    Eu imagino o trabalho que não deu, mas com certeza compensou^^
    Kisss pra ti e um lindo Natal, cheio de luz, amor e alegria!

    ResponderEliminar
  2. Ficaram super lindas suas bolachas. Amei o toque do glacê. Obrigada pela dica desses mimos.

    Um beijão e Feliz Natal!!!!

    ResponderEliminar
  3. Lindas lindas lindas :)

    beijinhos e Bom Natal

    ResponderEliminar
  4. Uma doce trabalheira...muito bonitos ...FELIZ NATAL !!!

    ResponderEliminar
  5. Que bolachas tão fofinhas. Um mimo!
    Um Bom Natal para as "Three Fat Ladies"

    ResponderEliminar
  6. Ficaram lindas suas bolachinhas. Parabéns!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  7. Ficaram fabulásticas!!! Imagino o sorriso rasgado da tua filhota :)
    Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde,

    O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

    Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Petitchef.com.

    Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)

    Neste momento contamos com mais de 150 000 visitantes por dia e enviamos mais de 200 000 emails com o menu do dia, se adicionar o seu site / blog e colocar a nossa TAG no seu site poderá receber milhares de visitantes, esperamos a sua inscrição.

    Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


    Atentamente,

    Octávio
    Ptitchef.com

    ResponderEliminar
  9. Que buenas!!! Me gustan muchisimo!
    Orchidea

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.