20/09/07

Moussaka vegetariana



Adoro comida vegetariana e esta versão da Moussaka é muito boa, sobretudo para quem aprecia feijão, mas dispensa a habitual convivência do mesmo com carne e enchidos, como é habitual na cozinha portuguesa. Esta receita dá para 4 pessoas.


Ingredientes:
400 g de feijão manteiga
350 g de beringela
150 g de cogumelos
1 lata de tomate pelado em pedaços
1 cebola pequena picada
1 dente de alho
125 ml vinho branco
1 colher de sobremesa de orégãos
Azeite q.b.
Sal q.b.


Cobertura:
1 iogurte natural
250 ml leite
2 ovos
1 colher de chá de colorau
2 colheres de sopa de pão ralado
2 colheres de sopa de parmesão ralado



Alourar, num pouco de azeite, a cebola e o alho picados. Juntar o tomate e o vinho, deixar cozinhar cerca de 30 minutos. Se acharem o molho demasiado ácido, juntar uma pitada de açúcar. Por fim, juntar os orégãos. Entretanto, cortar as beringelas em rodelas finas e grelhá-la com um pouco de sal. Lavar e laminar os cogumelos e passá-los por uma frigideira para lhes retirar a água. Num pirex, colocar os feijões, cobrir com o molho de tomate, depois dispor as beringelas e, por fim, os cogumelos. A cobertura faz-se com a ajuda da varinha mágica, misturando o leite, o iogurte, os ovos e o colorau. Verte-se no pirex e polvilha-se com uma mistura feita com o pão ralado e o queijo. Levar ao forno aproximadamente 30 minutos, ou até gratinar. Para não variar, acompanhei com salada de rúcula e arroz basmati.

5 comentários:

  1. Que bom que comentou no meu blog, que me deu logo curiosidade de ver quem era esta pipoka! E que bela surpresa o seu blog! Adorei as receitas e as fotos! :o)

    Vou linká-lo para voltar bastantes mais vezes!

    ResponderEliminar
  2. Agradeço imenso o elogio, em meu nome e das minhas amigas, Pickles e Farófia, que também participam neste blog.

    ResponderEliminar
  3. amiga (mfa),
    Podes comer... não é crime...é até muito dietético: leguminosas sem carne; cogumelos e beringelas grelhados; o molho nem sequer tem natas...é iogurte e leite e até podes retirar o parmesão e aumentar a dose de pão ralado.
    Tás convencida?
    bjs

    ResponderEliminar
  4. convencidíssima. quando é mesmo esse jantar? :P

    ResponderEliminar

A sua opinião conta: comente, sugira alterações, pergunte e tempere a gosto.

Qualquer dúvida, não hesite em perguntar. Tentarei responder a todos os comentários e prestar esclarecimentos aqui no blogue ou via email.